CONTABILIDADE PARA ADVOGADOS
Atualmente muitos profissionais Liberais têm se preocupado mais com seus recebimentos, era muito comum a “desorganização” financeira aonde a confusão entre receitas profissionais e despesas profissionais se confundia com a vida pessoal desse profissional, atualmente a legislação tem evoluído bastante afim de atender as demandas desses profissionais, criando um sistema menos oneroso e mais fácil, entre eles encontramos a classe de Advogados que falaremos abaixo.
Os advogados são profissionais liberais que em sua maioria trabalha com honorários vinculados a processos, podendo ser fixos ou variáveis sob percentual, dependendo do valor e ou da fonte pagadora ele poderá ter descontos de retenções em seus honorários, que podem chegar a até 27,5% no caso do I.R., por exemplo, mas será que existem opções melhores e legais?
Sim, com a aprovação da lei complementar 147, os advogados poderão constituir sua personalidade jurídica e optar pelo Simples Nacional com a alíquota a partir de 4,5%, valor bem abaixo dos cobrados pelo I.R.P.F.
Visto isso podemos afirmar que a opção pela Personalidade Jurídica para advogados é sem dúvida a melhor opção, abaixo respondemos alguns questionamentos sobre essa constituição.
Perguntas e Respostas
1.O quê preciso e qual prazo leva para constituir uma empresa jurídica?
Inicialmente você precisará de um endereço e de todos seus documentos, o prazo médio para abertura de uma empresa de serviços advocatícios no simples nacional é de 30 a 45 dias para liberação de todas suas inscrições.
2.Qual tipo de empresa irei constituir, sociedade ou individual?
Você não precisa necessariamente ter um sócio, atualmente foi criado pela OAB o escritório Individual, então dependerá se você tem sócio ou não?
3.Como receberei meus honorários advocatícios?
Através da pessoa jurídica e tributados diretamente por ela, poderá haver ou não retenção de tributos, porém seus percentuais serão bem menores e serão compensados no Simples Nacional, após a constituição do CNPJ você deverá informar em todos seus processos.
4.Pagarei algum imposto adicional na pessoa física?
A legislação permite que você transfira como lucros os valores deduzidos dos impostos e despesas relativas à sua atividade, desde que mantenha contabilidade regular, essa transferência se dá sem nenhuma tributação, ou seja, serão isentos.
5.Como é feita a contabilidade completa?
A Contabilidade de empresas de advogados é similar a qualquer outra de serviços profissionais, nossos serviços atendem as obrigatoriedades para a regularidade tributária do escritório de advocacia.
6.Quais os riscos em não ser Pessoa Jurídica?
O fisco depois de identificar honorários advocatícios não declarados poderá lavrar autos de infração tributário de no mínimo 75% sobre o valor não declarado.
7.Mas como o fisco terá o controle dos recebimentos?
Atualmente a Receita Federal tem diversos sistemas de cruzamentos de informações, sendo a E-financeira a mais completa de todas.
8.Quanto tempo o fisco tem para cobrar explicações?
O fisco tem direito a fiscalizar os últimos 5 anos anteriores dos contribuintes