Compliance na Contabilidade
A Contabilidade tradicional tem sofrido o impacto de diversas novas técnicas, técnicas provenientes de outras profissões e outras negócios, esses impactos têm levado os contadores e organizações contábeis à se adequar a esses mecanismos, hoje falaremos sobre COMPLIANCE.
O que é COMPLIANCE? O nome ou termo COMPLIANCE vem de comply, verbo em inglês que significa agir em conformidade a uma regra, uma instrução, uma ordem ou uma solicitação, ou seja, estar em “COMPLIANCE” é estar em conformidade com leis e regulamentos externos e internos. Manter a empresa em conformidade significa atender aos normativos dos órgãos reguladores, de acordo com as atividades desenvolvidas pela sua empresa, bem como dos regulamentos internos, principalmente aqueles vinculados ao seu controle interno.
Nas organizações contábeis e também através de alguns profissionais tem se propagado o COMPLIANCE FISCAL E CONTÁBIL, nesta ótica e sabendo do significado geral do termo, podemos então dizer que o COMPLIANCE na contabilidade é algo que casa verdadeiramente com a atividade, o uso do COMPLIANCE tem garantido ao processo nas empresas uma assertividade muito grande, muitas pessoas têm confundido um pouco COMPLIANCE com Planejamento mas são 2 realidades diferentes, enquanto o PLANEJAMENTO busca apenas saber qual a melhor opção tributária, o COMPLIANCE visa exclusivamente a adequação de normas e o uso correto de suas determinações nos processos e rotinas da empresa.
O COMPLIANCE está muito ligado à Gestão de Riscos, ou seja, aplicar a prática ou ferramenta do COMPLIANCE siginifica fazer uma Gestão de Riscos na contabilidade, evitar erros, prever problemas e maximizar a eficiência contábil.
O Profissional de COMPLIANCE está apto a criar uma ferramenta e uma rotina dentro da empresa de forma a automatizar os processos conforme a legislação e normas vigentes.